Mensagens populares-mest lest
01/02/12
Portugal pior seca desde 2004
Os dados do observatório de secas do Instituto de Meteorologia são claros: no final de Janeiro de 2012, 11% do território nacional encontrava-se em situação de seca severa, 76% em seca moderada e 13% em situação de seca fraca.
Sem deixar margem para dúvidas, o presente ano hidrológico – altura do ano entre Outubro e Janeiro em que se prevê ocorrência de precipitação – já faz parte da lista dos piores da última década. Só não supera a situação de seca extrema de 2004/2005 porque, apesar de tudo, o passado mês de Novembro foi significativamente chuvoso.
A confirmar tal cenário, os valores da precipitação registados neste primeiro mês do ano são muito inferiores aos valores normais para o mês de Janeiro, chegando mesmo a ser comparáveis com o geralmente previsto para os meses de Verão.
Para os próximos dias o cenário mantém-se, com a pequena excepção do dia 1 de Fevereiro, em que poderá ocorrer alguma chuva fraca. O mesmo panorama de seca estende-se ao resto do mês, com tendência para o agravamento da situação.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, na origem desta severa seca está a localização invulgar do anticiclone dos Açores, que se estende por todo o território continental impedindo que o país seja influenciado pelas frentes normalmente responsáveis pelos dias chuvosos de Inverno.
Jornal Sol 01022012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário